Meme: 1337 sp34k

by

Um dos memes mais tradicionais e estranhos da internet é o 1337 sp34k, ou leet speak. Na verdade, é difícil dizer que seja um meme – ele é mais facilmente explicado como um dialeto. Basicamente, é o uso de números no lugar de letras, contando com mistura de letras minúsculas e maiúsculas.

Tudo começou com a gíria “Elite”. Em inglês ou português, o significado é o mesmo, mas no caso da gíria, se refere a algo muito bom, muito legal. Digamos, poderíamos falar que “A Mãe do meu Amigo é elite”. Com o tempo, “Elite” foi simplificado, pegando o principal som da palavra pela fonética, virando “leet”.

Certo dia, alguém vai escrever “leet” e esbarra no “3”, que fica, nos teclados convencionais, logo acima da letra “e”. Assim como todas grandes descobertas e desgraças da humanidade foram por acidente, nascia o “l33t”, que logo teve adoção ainda maior. Logo as outras letras foram substituidas e o l33t se tornou 1337.

Paralelamente, nascia o hábito de misturar letras maísculas e minúsculas. Rodrigo, por exemplo, seria rOdRigO, ou algo assim. A adoção de símbolos também é grande, incluindo pontuação, underlines e números  (_rÔdRïgÔ_666). O uso de números nasceu, provavelmente, graças a geradores de e-mails e usernames, que sugerem números no final do nome. Portanto depois que o nome “DarkVaderSith” já havia sido tomado, o próximo passo era adicionar números, que tentavam também dar uma significação extra (“DarkVaderSith_666”)

Hoje, o 1337 speak enfraqueceu, mas ainda existe. Muitos usuários de internet desprezam quem pratica o dialeto, tendendo a utilizá-lo como maneira de satirizar os praticantes, que geralmente são identificados como gamers anti-sociais ou nerds incuráveis, no sentido ruim da palavra. As vertentes dele influenciaram outros dialetos internéticos, incluindo possivelmente o miguxês, mais comum entre os emos, entre outros. Normalmente, há uma tolerância ao uso de leet speak em nicknames e outros, mas ainda existem aqueles que desprezam até esta prática.

Quer treinar? Algumas dicas – use com moderação:

– A letra L passa a ser 1; a letra E passa a ser 3; a letra A passa a ser 4; a letra S passa a ser 5; a letra T passa a ser 7; a letra O passa a ser 0;

– Nem todos 1337 sp34k3rs utilizam todas as letras substituindo. O 5 como S, por exemplo, não é sempre adotado;

– No dialeto, 1337 é algo muito bom, ou uma pessoa que “domina”. O ato de dominar é “Own”, ou ainda “0wn” (zero no lugar de O). Quem é dominado é “0wned”. Geralmente, pessoas classificadas de 1337 são supostamente (supostamente MESMO) veteranas no que fazem, sendo novato chamado de newbie ou, em 1337 sp34k, noob, ou n00b (zero no lugar do O).

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário